Prevenção

Após as campanhas para “Dormir de costas” a incidência da Morte Súbita do Lactante descendeu 2/3. Nosso conselho é colocar os bebés recém-nascidos para dormir de costas. A plagiocefalia pode ser tratada, a morte súbita não.

Dormir de barriga para cima é um factor que predispõe a ter deformidades craniais. Portanto, alterne o decúbito supino estrito com a posição para o lado direito e para o lado esquerdo. Dispõe de 180 possibilidades de colocar o seu bebé dormindo de barriga para cima durante a noite e nas sestas durante o dia. Não utilize sempre a mesma.

Como deitar os recém-nascidos e os lactantes?

Se se levanta com frequência durante a noite para cuidar do seu bebé, siga a seguinte pauta:

  • 1/3 do tempo de barriga para cima
  • 1/3 para o lado direito
  • e o outro 1/3 do tempo para a esquerda

Se o bebé não necessita mais cuidados e dorme muitas horas seguidas, siga a seguinte pauta:

  • Deite-o de barriga para cima ou do lado que prefira
  • Quando for dormir, troque a posição do bebé para o lado contrário durante o resto da noite
  • Coloque-o durante toda uma noite de barriga para cima, no dia seguinte do lado direito e na terceira noite do lado esquerdo
  • Durante as sestas diurnas calcule o tempo total que o seu bebé costuma dormir e divida-o por 3. O resultado em horas será o tempo que terá de o colocar para dormir de barriga para cima, do lado direito e do lado esquerdo. Utilize para que o seu filho aguente a melhor estratégia que se adapte à sua situação.

Aconselhamos que utilize topes suaves (toalhas, almofadas, etc.) por baixo do lençol, este será a sua melhor ajuda. Se o seu bebé faz tratamento em cadeira anti-refluxo, procure seguir as mesmas pautas.

prevenção plagiocefalia

Posições recomendadas

Qualquer recém-nascido deve dormir de costas com a cabeça e o corpo voltados alternativamente a cada lado, sendo preferível o decúbito supino (ou dorsal) ao decúbito lateral.

Quando o recém-nascido está acordado deve ser colocado sobre sua barriga para acostumar-se e realizar os primeiro exercícios físicos.

O decúbito lateral alternativo é um bom meio de prevenção da plagiocefalia postural e também para reduzir ao mesmo tempo o risco da Síndrome de Morte Súbita do Lactante (SMSL).

Faça atenção: o risco relativo de SMSL dos bebés que dormem em decúbito lateral é 2,2 vezes mais elevado em comparação com aqueles que dormem em decúbito supino. Outros inconvenientes do decúbito lateral são que é instável comparado com o supino. Se é muito estrito podem virar para decúbito prono.

A recomendação seria, então, que os pais alternassem, de forma similar, a posição centrada da cabeça (nariz ao zénite), o giro parcial à direita e o giro parcial à esquerda. Esta rotação da posição da cabeça deveria realizar-se no período neonatal para evitar que o recém-nascido adopte o hábito de uma só posição da cabeça e evitar, assim, que comece a desenvolver um aplanamento occipital.

Quando à medida em que vai crescendo o lactante menor de um ano aprende a girar sobre si mesmo e dorme espontaneamente sobre a sua barriga aconselhamos o descanso em supino devido a que não existe consenso na hora de estabelecer em que momento o descanso em prono deixa de ser perigoso.

Quando o bebé está acordado ou tem vontade de brincar, é altamente recomendável a posição em decúbito prono para o jogo vigiado. Nestes momentos não existe risco para o SMSL e sim, é quando podem desenvolver melhor as suas capacidades motoras.

Quando aparece a plagiocefalia

Quando aparece a plagiocefalia deve-se fazer uso combinado das mudanças posturais adequadas (dormir sobre o lado contrário principalmente, dedicar o máximo tempo possível de ficar com a barriga para baixo fazendo actividade física para o lado contrário ao do aplanamento, mantê-lo em braços) e fisioterapia da musculatura do pescoço intensiva, diariamente e feita em casa além do trabalho do fisioterapeuta.

Cumpridos os 3 ou 4 meses de idade, dependendo do grau de severidade, deve-se acrescentar a esse tratamento o uso de bandas ortopédicas craniais dinâmicas para devolver a normalidade aos pacientes afectados. Entre esse período e os 12 meses de idade é quando se obtém os melhores resultados.
À medida em que o lactante cresce, as possibilidades de melhora diminuem.

A partir de 2 anos de idade já não é possível o tratamento ortopédico, sendo útil apenas a cirurgia.

Tempo boca para baixo

É a segunda arma que temos ao nosso alcance para evitar deformidades posicionais. Siga os exemplos que pode encontrar no guia TUMMY TIME.

We use our own and third-party cookies to improve our services and show you advertising related to your preferences by analyzing your browsing habits. If you go on surfing, we will consider you accepting its use.