Plagiocefalia

A plagiocefalia posicional é uma deformidade craniana consistindo em um achatamento de uma parte de trás da cabeça, geralmente do lado direito e mais comum nos meninos que nas meninas, que podem ser acompanhadas por um deslocamento do mesmo lado da cabeça para a frente.

A frente do mesmo lado pode ser avançada, o olho pode ser mais aberto e a orelha geralmente move-se para a frente quando comparada com o outro lado. Em casos graves, a assimetria dos eixos da cabeça é maior do que 20 milímetros.

A grande maioria dos bebés com plagiocefalia têm como causas um torcicolo muscular que o força dormir do lado contrário.

Se as causas, como um torcicolo persistente, não são tratadas adequadamente, podem causar assimetrias do rosto (basicamente uma obliquidade da linha média), durante os primeiros anos. Se a correção ortopédica da deformidade não é feita antes dos primeiros seis meses de vida, a deformidade pode persistir até a idade adulta.

Estudos científicos retrospectivos e prospectivos indicam que plagiocefalia causa problemas funcionais em 40% dos doentes, e problemas de fala em 25% dos afetados até aos 3 anos. Tratar ou não tratar a plagiocefalia é uma decisão que os pais devem tomar com base nessas certezas.

Hoje, quase um em cada dois bebês (47%) é afetado por alguma forma de pagiocefalia. Felizmente, é tratável.

graus de plagiocefalia

DOC Band® é uma banda dinâmica ortopédica que foi lançado internacionalmente em 1986 e já tratou mais de 100.000 casos de plagiocefalia e outras deformidades.

Casos Plagiocefalia e resultados com tratamento DOC Band®

Causas

Explicamos as principais causas de plagiocefalia

mais informação

Diagnóstico

Um especialista ou pais podem fazer o diagnóstico. Nós explicamos como br>
mais informação

Prevenção

Como colocar o bebê para dormir para que ele não tenha plagiocefalia?

mais informação

We use our own and third-party cookies to improve our services and show you advertising related to your preferences by analyzing your browsing habits. If you go on surfing, we will consider you accepting its use.