Diagnóstico

Para um perito não pode haver confusão entre a plagiocefalia, braquicefalia e escafocefalia e as malformações craniais chamou craniossinostose, as causas, características e soluções são muito diferentes.

Se forem pais, entrem na pasta de deformidades. Comparem o aspecto de vosso filho ou filha com algumas das deformações tipo. Pensem que talvez não vão encontrar uma deformação exactamente igual que a sua. Dentro de cada tipo existem vários graus de severidade e de compensações diferentes conforme seja o mecanismo de produção e conforme seja a zona que recebeu a pressão mecânica. Se acha que a cabeça de seu filho(a) não é normal, confirme-o com um perito.

Muitas das explorações complementares que se realizam para as malformações craniais, RX, TAC e RNM, são completamente desnecessárias.

  • Um perito ou os próprios pais das crianças afectadas sabem como diagnosticar rapidamente uma deformidade somente através da inspecção visual.
  • Todos estamos implicados em ajudar os outros. Os profissionais por ofício e vocação. Os pais de crianças tratadas por experiência e solidariedade.

Temos de levar a sério a gravidade da plagiocefalia

Dúvidas sobre a gravidade da plagiocefalia

Ante os pais de crianças afectadas de plagiocefalia levanta-se muitas vezes um muro difícil de transpor. Como profissionais, desconhecemos porque a plagiocefalia, a braquicefalia e a escafocefalia posicionais não merecem a mesma atenção que outras doenças ou deformidades ortopédicas pediátricas, algumas delas de muita menor morbilidade e gravidade. Em caso de dúvidas, consultem a opinião qualificada da American Academy of Pediatrics (2003).

  • Não se diagnosticam ou se diagnosticam tarde.
  • E quando são diagnosticadas a tempo costuma-se dar pouca importância.
  • Focalizam-se como um problema “estético” e não como o que são: uma deformidade.
  • Muitos pais querem tratá-las e os pediatras não o aconselham.
  • Outros, conhecendo as alternativas, ocultam aos pais informação valiosa sobre o assunto.
  • Ouvem-se as seguintes frases: “isto não é nada”, “são fixações suas”, “não se obsessione”, “isto se resolve sozinho”, “com o tempo deve melhorar”, “o cabelo vai cobri-lo”, “ninguém é perfeito”, “com certeza nós também temos um pouco”, “o pai também tem essa forma…”.
We use our own and third-party cookies to improve our services and show you advertising related to your preferences by analyzing your browsing habits. If you go on surfing, we will consider you accepting its use.